terça-feira, 20 de outubro de 2009

Empresas integram DDA a ERP

SÃO PAULO – Com a estreia do DDA, empresas buscam a integração do sistema de boletos eletrônicos com o programa de ERP.

O DDA (Débito Direto Automático), que estreia hoje, substitui o boleto em papel. Permite aos clientes acessar as contas a pagar pela internet, telefone ou caixa de autoatendimento.

As empresas estão integrando o DDA ao sistema de gestão empresarial (ERP) para que as informações do pagamento sejam diretamente armazenadas no ERP, adotando os chamados “programas de varredura”.

A Faber-Castell contratou a consultoria Letnis para fazer a integração entre o SAP e o DDA do Itaú. A solução da Letnis, o DDA4, tem um algoritmo que associa o arquivo do boleto ao cadastro da conta no SAP. “Se todas as chaves combinarem ele já grava os dados do boleto e evita qualquer ação manual. Hoje, recebemos o boleto em papel, passamos na leitora de código de barras, localizamos o título no SAP e gravamos o código no sistema”, diz Renato Barreto Aguiar, gerente de desenvolvimento de sistemas da Faber-Castell.

Outras empresas que estão integrando o DDA ao ERP pela consultoria Letnis são a Construtora Even e o Grupo Santa Clara. Segundo Maurício Dias, diretor comercial da Letnis, a solução custa cerca de 45 mil reais para um servidor, variando conforme o número de licenças necessárias. A integração, de acordo com o diretor comercial, leva de 3 a 4 semanas para entrar no ar.

A montadora de veículos Karmann Ghia também já iniciou a integração do DDA com a SAP. Para fazer o trabalho, contratou a consultoria Essence, que já está na fase de testes da solução. “Isso vai evitar a digitação manual dos dados do boleto no ERP, pois as informações vão direto do sistema de internet banking para o ERP”, diz Newton Vieira Júnior, supervisor de TI Karmann Ghia.

O processo de integração leva cerca de um mês, segundo Andres Hais, arquiteto de solução SAP da Essence. A solução custa cerca de 50 mil reais, variando conforme o número de bancos integrados. “A maioria das empresas deve escolher apenas um banco para receber os boletos, para centralizar o recebimento de contas”, diz Hais.

Por: Kátia Arima, da INFO
Segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/corporate/empresas-integram-dda-a-erp-19102009-31.shl

Nenhum comentário:

Postar um comentário