quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Case: HONDA implanta ERP TOTVS em tempo recorde.

Apenas 60 dias. Esse foi o tempo utilizado para a implementação dos produtos TOTVS na nova unidade de Divisão de Peças da Honda (www.honda.com.br), situada em Ananindeua (PA), próximo a capital Belém. O projeto incluiu desde a implantação de módulos básicos como: administrativo e materiais, até soluções mais específicas como: WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém), ACD (Automação e Coleta de Dados) e OMS (Sistema de Gestão de Distribuição).

A versatilidade das soluções TOTVS fez a grande diferença, conforme comenta Mario Celso Beani, gerente de logística da Moto Honda da Amazônia, localizada em Sumaré – SP. “Tínhamos 60 dias para colocar o ERP que controlaria uma nova filial inteira no ar e, além disso, essa solução precisaria se integrar com nossos atuais sistemas. Posso afirmar que atingimos nossos objetivos e estamos muito satisfeitos”. Para Beani, o produto TOTVS foi uma ferramenta crucial para o sucesso do projeto de inauguração da sede de Belém, “implantamos um sistema robusto, em um prazo que muitos não acreditariam”, diz.

O novo espaço tem capacidade para armazenar quase oito mil itens e vai abastecer seis estados brasileiros (Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins), sendo a primeira montadora do Brasil a possuir uma estrutura de logística destinada ao “pós-venda” nesta região. Com investimentos iniciais na ordem de R$ 1,6 milhão e localizada em área de aproximadamente 4 mil m2, a recém-inaugurada unidade voltada ao estoque, venda e distribuição de peças de reposição atenderia inicialmente apenas o setor de automóveis, porém, em maio ultimo se inicou a implantação da segunda fase da unidade, que atenderá Peças de Reposição pata os segmentos de motocicletas e de produtos de força.

De acordo com Mário Beani, a primeira ideia era desenvolver o sistema de gestão internamente, porém, o tempo necessário e investimento seriam maiores do que o prazo definido para a abertura da unidade, “precisávamos inaugurar a sede de Belém com urgência, já havia sido feito muito investimento, o tempo era escasso e ficaria inviável desenvolver através do sistema atual”. Esta situação levou a empresa a buscar no mercado um produto que atendesse a essas necessidades. “Optamos pela TOTVS. Foi mais rápido e se encaixou melhor em nossas expectativas do que se tivéssemos desenvolvido internamente”, afirma.

Para que o projeto desse certo foi necessário um grande empenho da equipe TOTVS Interior Paulista (www.totvsip.com.br) e da equipe Honda. O tempo era curto e o desafio grande, conforme conta Renato Salamene, Executivo de Atendimento e Relacionamento TOTVS IP, responsável pelo projeto, ressaltando que este sucesso é fruto de muita integração e comprometimento das equipes TOTVS IP, desde seu planejamento até a entrega. “Durante todos os dias de implementação do projeto, podia-se ver nossos analistas focados na implantação do ERP. Acompanhamos cada passo para que tudo ocorresse conforme o projeto”, diz. Beani afirma que sem o apoio e prontidão da equipe TOTVS IP possivelmente o projeto não seria concluído no prazo. “Em todos os momentos a equipe de implantação e o Executivo de Atendimento estiveram presentes, esse apoio foi essencial, posso afirmar que ganhamos tanto com o produto quanto com o ótimo atendimento que tivemos”.

Outro ponto importante foi o fato de os produtos da TOTVS já estarem preparados para atender à legislação, conforme comenta Edmilson Buzutti, gerente geral da LSL Logística – parceira Honda em logística. “O grande diferencial da TOTVS foi ter saído na frente de muitas empresas de ERP´s e já entregar o produto preparado para atender tanto a legislação nacional como federal”. A TOTVS é hoje uma das empresas mais preparadas para atender aos novos processos legais. Denominado TOTVS SPED Services, é uma das poucas ferramentas aptas a atender os requisitos tecnológicos do SPED e NF-e por possuir a solução alinhada tecnicamente com as Secretarias de Fazenda e Receita Federal. “A comercialização de peças automotivas possui tratativas especiais pelo fisco e é muito difícil encontrar um produto que atenda essas exigências” conta Buzutti.

Em Sumaré (SP), na mesma área da fábrica da Honda Automóveis, está localizada a Unidade Central de Peças de Reposição com capacidade para controlar mais de 126 mil itens em uma privilegiada área construída de 33 mil m2. Esse departamento é responsável por abastecer as três áreas de atuação da Honda no Brasil (motocicletas, automóveis e produtos de força) e a demanda de outros países do mundo, como, America do Sul, México, Costa Rica, Bélgica, Turquia e Emirados Árabes. Somente no país, mais de 500 municípios são atendidos por essa unidade, que deverá movimentar 22 milhões de peças em 2009. Isso dá uma ideia da importância de um setor preparado para atender pedidos da rede de concessionárias de duas e quatro rodas.Quase três anos atrás, a Honda abriu as portas do Centro de Distribuição de Peças, em Jaboatão dos Guararapes (PE), que responde pelo abastecimento de peças de reposição no Nordeste. Tem previsão de movimentar quase seis milhões de peças neste ano.

Sobre a TOTVS:
IPA TOTVS Interior Paulista nasceu por meio da soma dos negócios das unidades Microsiga de Campinas Planalto Paulista e Ribeirão Preto, unidades RM de Limeira e Ribeirão Preto, Datasul Global de Campinas e Logocenter de Campinas, que possuem um perfil semelhante, tornando-se hoje uma das principais unidades TOTVS situada no interior de São Paulo.

Com bases em Campinas, Limeira, Jundiaí, Sorocaba e Ribeirão Preto, a TOTVS IP conta hoje com mais de 380 participantes e uma carteira de mais de 1.200 clientes espalhados pela região.

Líder absoluta no Brasil, com 38,03% de share de mercado, e a 1ª sediada em países emergentes, a TOTVS é uma empresa de software, inovação, relacionamento e suporte à gestão. O nome TOTVS vem do latim e significa tudo, todos, apropriado para uma companhia que fornece soluções para todos os portes e tipos de empresa por meio de quatro ramos de negócios – software, tecnologia, consultoria e serviços de valor agregado (infraestrutura, BPO, educação e Service Desk) – e atuação em 11 segmentos. Desta forma, a TOTVS atua como um Operador Administrativo, auxiliando seus clientes em todo o processo de gestão e permitindo que eles concentrem em seus negócios. Com 26 anos de atuação, a companhia foi a primeira do setor em toda a América Latina a abrir capital e, atualmente, tem 23,7 mil clientes ativos, conta com o apoio de 9 mil participantes e está presente em 23 países.


Fonte: Porta Clic News
http://www.clicnews.com.br/tecnologia/view.htm?id=100791

Nenhum comentário:

Postar um comentário